Sistema de custo kaizen
Patrícia Guarnieri (UTFPR/UEPG) patriciaguarnieri@ibest.com.br
Lindomar Subtil de Oliveira (UTFPR) admlinsoli@yahoo.com.br
Paula Michelle Purcidonio (UTFPR) ppurcidonio@bol.com.br
Regina Negri Pagani (UTFPR/UEPG) jrpagani@uol.com.br
Kazuo Hatakeyama (UTFPR) khatakeyama@uol.com.br
Palavras-chave: Custo kaizen; melhoria contínua; indústria automobilística.
O que foi investigado?
Foi investigado as vantagens do sistema de custo kaizen, que é uma palavra em japonês que quer dizer mudança para melhor ou melhoria contínua, e seus principais benefícios sobre o sistema de custeio tradicional.
Quais os nossos objetivos?
Nosso objetivo foi verificar quais a principais vantagens do sistema kaizen visto que ele prima por manter os níveis correntes de custo para os itens manufaturados e trabalhar continuamente para reduzir os custos aos valores desejados pela empresa. Seu principal objetivo é a constante busca por reduções de custos em todas as etapas da manufatura, auxiliando a eliminar a diferença entre lucros-alvo e lucros estimados. (MONDEN, 1999).
O que nos motivou?
O kaizen é um metodo muito interessante mas pouco difundido, e que pode ser aplicados em diversos setores das empresas , industrias, comércios e até mesmo em nossas vidas pessoais.
As atividades kaizen, de acordo com Monden (1999) refinam operações e tratam instantaneamente as anormalidades para elevar o moral no local de trabalho e melhorar os processos nos quais elas ocorrem.
As atividades de custo kaizen baseadas no local de trabalho utilizam-se de direcionadores de custos como ponto de partida para as reduções e melhorias na empresa. De acordo com Martins (2003), direcionadores são os fatores que geram custos.
Qual o cenário socio político?
Percebe-se que, justamente nas indústrias japonesas surgiram alguns conceitos e técnicas utilizadas até hoje, consideradas muito atuais e que influenciam os relacionamentos das empresas com seus fornecedores. Dentre eles, podem ser