estudos
Muitas empresas têm buscado implementar os conceitos, técnicas e ferramentas da Produção Enxuta, principalmente, pela expectativas dos ganhos dramáticos já relatados na literatura em vários aspecto, tais como: lead-time interno, estoque em processo, aumento de produtividade, etc. No entanto, em muitos casos, a principal dificuldade encontrada não reside somente no desenvolvimento do sistema enxuto, mas na formação de condução efetiva da mudança no chão-da-fabrica. O objetivo desse trabalho é mostra a Aplicação da metodologia Kaizen na manufatura Enxuta, serão apresentados alguns conceitos utilizados no processo de implantação, bem como alguns resultados e conclusões obtidas.
A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA KAIZEN NA MANUFATURA ENXUTA
A competição entre as empresa tem crescido de forma acentuada, como consequência tanto da intensificação dos avanços tecnológicos como da própria integração entre várias economias nacionais, característica do movimento de globalização. Envolvidas nessa competição, as empresas acabam se vendo às voltas com um objetivo comum: produzir e ofertar aos consumidores produtos com a qualidade necessária a preços aceitáveis.
O recurso a frequentes inovações tecnológicas nos produtos é uma forma de obter um posicionamento competitivo diante da concorrência. Às vezes, esse expediente ocasiona a penetração no mercado com preços superiores aos produtos dos concorrentes. Entretanto, algumas características atuais do mercado fazem que os consumidores rejeitem produtos com preço mais elevados, mesmo acompanhados de argumentos que apontam para acréscimos de funções ou melhoria dos já existentes. Na verdade, tem havido uma redução nas diferenças de qualidade percebidas pelo consumidor ao comparar produtos de diversas empresas, o que o torna mais sensível à variável preço ao fazer suas opções de compra.
Com a forte pressão do mercado por redução de preços, a preservação da saúde financeira da