Interdiciplinaridade na Educação Física
Sociologia da Educação
Interdisciplinaridade da Educação Física Escolar
Artur Martins, Carina Caneppele, Cíntia Guimarães, Felipe Todeschini, Isadora Sbeghen, Júlia Fiori, Matheus Lazzarotto
Profª Graziele R. Schweig
Sumário
Introdução 3
Justificativa 4
Definição do Problema 5
Objetivos 6
Procedimentos Metodológicos 7
Referências 9
Conclusão 10
Introdução
Muito se tem discutido, recentemente, acerca de Interdisciplinaridade, que corresponde à integração de dois ou mais componentes curriculares na construção de um conhecimento em comum, procurando a desfragmentação e o não isolamento de disciplinas.
Ao fazermos uma análise, buscamos nessa pesquisa verificar a situação das aulas de Educação Física de escolas da rede pública e privada em relação à interdisciplinaridade, quais as expectativas, como esta sendo trabalhada e a relação com docentes de outras áreas.
Embasados num estudo de caso nestas escolas, viemos a conhecer o plano de ensino de dois professores. Assim, através de questionamentos observamos o conhecimento dos docentes sobre o assunto tratado e qual a importância atribuída por eles a essa inter-relação.
Justificativa
Muitos professores de Educação Física mantêm-se influenciados pela concepção esportivista e continuam restringindo as aulas aos esportes mais tradicionais e de modo mais fácil e rápido. É muito comum que esses conteúdos esportivos sejam transmitidos somente na ótica do saber fazer sem o devido aprofundamento. A Educação Física, diferente dessas concepções, deve trabalhar não só a questão física do aluno. Muitas disciplinas estão relacionadas e podem ser inseridas dentro da aula.
Conforme RODRIGUES, Alberto Tosi (2000) “Acho que Marx e Engels viam a educação com os mesmos olhos com que viam o capitalismo. Por um lado, fazendo uma análise empírica (ainda que pouco aprofundada) da situação