Kaizen
KAIZEN
“Baixando os custos e melhorando a qualidade”
O que é KAIZEN?
A palavra Kaizen tem origem japonesa e significa “melhoria contínua”, o que pode ser levado para o ambiente de trabalho, família e vida pessoal. Na indústria, tem o mesmo significa e se refere ao aprimoramento diário e constante, com o objetivo de aumentar a produtividade.
Seu propósito sugere o aprimoramento diário e constante das situações, visando sempre o aumento da produtividade, bem como eliminar os processos desnecessários e desperdícios, tanto de tempo, quanto de itens de produção, no ambiente de trabalho, por exemplo. O foco principal do Kaizen é humanizar as relações e com isso implementar sua produtividade.
Quando aplicado com magnificência, o Kaizen consegue melhorar a produtividade e, por consequência, a qualidade do produto final, sem que isso acarrete gastos, podendo mesmo haver o uso mínimo de investimento.
A palavra Kaizen vem a ser: Kai = modificar e zen = para melhorar, ou seja, modificar para melhorar ou melhoria contínua da qualidade e a redução dos custos resultando em maior lucratividade. É a denominação japonesa para o processo de contínuo melhoramento dos níveis de qualidade de uma organização. O objetivo ideal deste processo é atingir defeito zero. É, portanto, um processo de melhorias contínuas, com bom senso e baixos investimentos.
Conceitos
Para o Kaizen, é sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada, seja ela na estrutura da empresa ou no indivíduo. Sua metodologia traz resultados concretos, tanto qualitativamente, quanto quantitativamente, em um curto espaço de tempo e a um baixo custo (que, conseqüentemente, aumenta a lucratividade), apoiados na sinergia gerada por uma equipe reunida para alcançar metas estabelecidas pela direção da empresa.
O Sistema de produção Toyota é conhecido pela sua aplicação do princípio do Kaizen.
Uma analogia conhecida é