Kaizen
O profissional de vendas e marketing começa a sentir o peso da crescente globalização e das rápidas mudanças que agitam o mundo e afetam o mercado. Onde empresas procuram se destacar mais em relação a suas concorrentes no mercado, seja abaixando seus preços, oferecendo mais garantias, entre outros aspectos.
Com este novo ambiente, as empresas são obrigadas a buscar melhorias, qualidade e diferencial.
Adotar as normas da série ISO 9000, induzindo assim o vendedor a melhorar, reposicionar seu perfil no mercado. “VENDER QUALIDADE ATRAVÉS DA QUALIDADE DE VENDAS”.
Pelo Kaizen, resultado é consequência e não objetivo.
Com isto, o vendedor vira o principal elo da qualidade entre a empresa e o cliente, aprimorando e melhorando cada vez mais o relacionamento entre ambos.
Kaizen e sua história.
Kaizen é uma palavra japonesa que significa mudança para melhor ou aprimoramento contínuo, isto na vida em geral (pessoal, familiar, social e no trabalho).
É uma ferramenta utilizada pela empresa para buscar melhorias contínuas dos processos, que, aplicada corretamente seus resultados são elevados.
Promove a disciplina através de consciência e responsabilidade com a intenção de aprimorar o ambiente de trabalho e a produção.
A administração Japonesa de hoje, na realidade, é toda uma tradição de educação de berço do japonês, complementada por conhecimentos do management (GESTÃO) norte-americano a partir dos Anos 50.
Essa interação começou a acontecer a partir de 1950, não só em função de sua derrota frente aos Estados Unidos em 1945, mas principalmente com a adesão dos japoneses às práticas de negócios norte-americanos.
A filosofia Kaizen de melhoria contínua foi adotada como método pela Toyota a partir dos anos 50, se estendendo desde então por diversas empresas.
TQC – Total Quality Control
Kaizen é um processo integrado de TQC – Total Quality Control (controle de qualidade total) de aprimoramento contínuo, que é a essência da Administração Japonesa.