coleta seletiva e reciclagem dos residuos solidos
CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
LAFAETE ANTONIO SANTOS OLIVEIRA
A COLETA SELETIVA E A RECICLAGEM DOS RESIDUOS SÓLIDOS URBANOS
BRASÍLIA
2012
LAFAETE ANTONIO SANTOS OLIVEIRA
A COLETA SELETIVA E A RECICLAGEM DOS RESIDUOS SÓLIDOS URBANOS
Monografia apresentada para conclusão do Curso de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, do Instituto AVM – wPÓS, sob orientação do Prof. Doutor Declev Reynier Dib-Ferreira.
Brasília
2012
Dedico este trabalho especialmente à minha família, que tanto se privou de minha presença durante o período de aulas.
À meus pais e minha esposa que com seu apoio incondicional, deram-me forças para prosseguir até o final desta jornada.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a DEUS por ter me dado a oportunidade e me proporcionado condições para fazer esta Pós -Graduação.
Agradeço aos professores que participaram direta ou indiretamente desta Pós-Graduação, especialmente a Profª. Iriane Cristina Piva, por seu carinho, atenção e delicadeza dedicado a nós alunos durante e após o período de aulas.
RESUMO
Impossível é excluir o resíduo sólido do panorama urbano e da convivência humana. Dado ao crescimento exagerado das cidades, a quantia de resíduos produzida toma proporções alarmantes, exigindo do governo resoluções urgentes frente aos problemas para tentar resolvê-los adequadamente. A coleta seletiva é importante instrumento para o incentivo à reciclagem e para a redução dos resíduos sólidos lançados em aterros sanitários, pois além de preservar e recuperar o meio ambiente gera empregos e estimula a cidadania. Atualmente, as questões ambientais estão sendo discutidas em virtude da necessidade de mudanças em relação à degradação do meio ambiente. A destinação final do lixo ainda é um dos principais