Desafios do lixo em nossa sociedade
RESUMO
Trata-se de um trabalho que tem como objetivo discutir a coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos e a reciclagem de maneira abrangente e crítica, argumentando que a reciclagem isoladamente não pode ser considerada como solução para todos os problemas com o lixo. Além disso, pretende-se mostrar que um dos papéis mais importantes da coleta seletiva é trazer à tona reflexões sobre os problemas com os resíduos sólidos, como o consumismo, a obsolescência planejada, o desperdício e a necessidade de diminuir a quantidade de resíduos gerados. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica a partir de artigos científicos, dissertações e livros sobre o tema. PALAVRAS-CHAVE: coleta seletiva, reciclagem, obsolescência planejada.
Marina Gonzalbo Cornieri
Bacharel em Gestão Ambiental. Mestranda em Ciência Ambiental do PROCAM-USP. Bolsista de Mestrado da FAPESP. E-mail: marina.gonzalbo@gmail.com
Ana Paula Fracalanza
Socióloga e economista. Doutora em Geografia. Professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) da Universidade de São Paulo (USP).
ABSTRACT
The objective of this paper is to discuss the selective collection of municipal solid waste and the recycling in a comprehensive and critical way, arguing that recycling by itself is not a solution for all the problems about solid waste. Furthermore, it is intended to show that one of the roles of selective collection is to promote reflections about problems concerning solid waste, such as consumerism, planned obsolescence, waste and need to reduce the amount of solid waste. The methodology was the literature review. KEYWORDS: selective collection, recycling, planned obsolescence.
Revista Brasileira de Ciências Ambientais - Número 16 - Junho/2010
57
ISSN Impresso 1808-4524 / ISSN Eletrônico: 2176-9478
INTRODUÇÃO
A produção de lixo é inevitável. A partir das atividades humanas são