A sociedade da informação e o lixo eletrônico.
Aparecida Andreza
Danilo Vasco
Leandro Paulino
Leticia Rezende
Luiz Alberto
Sociedade da Informação e o lixo eletrônico. Uma Análise das consequências ambientais e possíveis soluções para este problema.
São Paulo
2012
Aparecida Andreza
Sociedade da Informação e o lixo eletrônico. Uma Análise das consequências ambientais e possíveis soluções para este problema na Verifone do Brasil Ltda.
Trabalho de Projeto Interdicisplinar Consolidado apresentado à Universidade Mogi das Cruzes, no curso de Ciências Contábeis, trazendo como tema Sociedade da Informação e o Lixo eletrônico. Orientadora: Prof ª Carmem.
São Paulo
2012
Introdução
A sociedade atual já intitulada “Sociedade da informação” vivência neste exato momento grandes inquietações frente aos diagnósticos ambientais e os impactos destes sobre a saúde humana, sendo estes consequências do consumismo exagerado. Diariamente milhares de aparelhos e equipamentos eletrônicos são substituídos, pois se tornam obsoletos aos olhos de seus usuários, aparelhos estes que foram produzidos para serem utilizados por anos são substituídos em apenas alguns meses como é o caso dos notebooks e aparelhos celulares e demais equipamentos de informática e comunicação. Este quadro de consumo e rápida substituição de aparelhos eletrônicos proporcionou ao Brasil o primeiro lugar entre os países emergentes na produção de lixo eletrônico per capita (UNEP, 2009) ultrapassando países como China e Índia.
O lixo eletrônico é considerado um resíduo sólido especial de coleta obrigatória no Brasil, conforme lei 12.305, de 02 de agosto de 2010 que instituí a politica nacional de Resíduos Sólidos, configurando-se como um grave problema para o meio ambiente e para a saúde, pois os resíduos gerados desde a sua produção até o descarte pelo consumidor possuem metais pesados e altamente tóxicos, denominados vilões silenciosos, como o mercúrio, cádmio, berílio e chumbo (SIQUEIRA e MORAES, 2009).