Administração
Trabalho elaborado para obtenção de nota parcial do 2° bimestre, na disciplina de Administração, para avaliação do professor Claúdio Raimundo, no segundo semestre do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Anhanguera.
São Bernardo do Campo
2014
Sumário
Histórico – Consciência Ambiental e Pronea
O despertar de uma consciência ecológica começou a ganhar força na década de 1970, com esforços de cientistas / ambientalistas em busca de um mundo melhor em relação ao meio ambiente, tentando especificar que as pessoas precisavam mudar suas atitudes para conservação da natureza.
Apesar das dificuldades daquela época, algumas pessoas se manifestavam. Um bom exemplo foi a obra da autora Rachel Carson, de 1969, chamada Primavera Silenciosa, tentando sensibilizar as pessoas e mostrar o quanto a natureza era importante.
Mas só isso não bastava, ambientalistas seguiam com os seus métodos e se dedicavam para que esse assunto fosse valorizado, coisa que no Brasil era impossível na década de 70, pois o país respirava um governo militar naquela época, restringindo o assunto em questão, o meio ambiente.
O poder político naquele momento valorizava os assuntos socioeconômicos, pois o país passava por situações difíceis e muitos acreditavam que só uma ação milagrosa mudaria esse quadro.
Enquanto isso os naturalistas seguiam com seus trabalhos em equipe, acreditavam que as pessoas estavam distantes da natureza e para reestabelecer essa ligação era preciso fazer algo, e os naturalistas não perderam tempo, desenvolveram várias técnicas através de estudos científicos, tentando interligar a educação artística, psicologia e a geografia, chamando a atenção das pessoas através dos resultados beneficentes que a natureza oferecia ao mundo.
Nas últimas quatro décadas, tivemos conferências, encontros, seminários, tratados e convenções voltados ao tema ambiental. Pois nunca