sistema de administração de produção
O surgimento de um novo paradigma e crescente importância da manufatura neste contexto faz surgir os modernos Sistemas de Administração da Produção, baseados em novas filosofias de gestão da produção e dos materiais, com prioridades de atendimento às demandas do mercado, destacando-se o MRP II, o JIT e o OPT.
MRP-II
O sistema MRP II ("Manufacturing Resources Planning" - Planejamento dos Recursos da Manufatura) é a evolução natural da lógica do sistema MRP, com a extensão do conceito de cálculo das necessidades ao planejamento dos demais recursos de manufatura e não mais apenas dos recursos materiais. O sistema MRP II é um sistema integrado de planejamento e programação da produção, baseado no uso de computadores. Estes softwares são estruturados de forma modular, possuindo diversos módulos que variam em especialização e números. No entanto, pode-se afirmar que os módulos principais do MRP II são:
Planejamento da produção
Planejamento mestre da produção (MPS)
Controle de fábrica (SFC)
Principais fatores de cuidado:
1-Apoio da Alta Gerência
2-Definição Clara das Metas e Objetivos
3- Comunicação e coordenação interdepartamental
4- Visibilidade da implementação
5- Treinamento e educação
6- Conhecimento dos princípios de MRP II por parte do setor de vendas
7- Adequação de hardware e software
8-Acuracidade e integração dos dados
Just In Time (JIT)
De acordo com Pozo (2004, p. 131) o “JIT é o resultado do emprego de conceitos simples para eliminar perdas e elevar o moral e a dignidade dos funcionários”. JIT então, para o autor trata-se de um programa integrado de melhoria contínua, onde todos os colaboradores participam da melhoria da qualidade, do operacional, bem como da redução dos desperdícios. Os departamentos devem ser interligados em uma visão holística, onde a produção é puxada em cada parte do processo. Os equipamentos devem ser flexíveis, com filosofia de set-up rápido.