Sistema cognitivo na velhice
Aspectos do Desenvolvimento Cognitivo
Que ganhos e perdas nas capacidades cognitivas tendem a ocorrer na terceira idade? Existem modos de melhorar o desempenho cognitivo das pessoas mais velhas?
• Fatores físicos e psicológicos que influenciam o desempenho de pessoas mais velhas sobre os testes de inteligência podem fazer com que se subestime sua inteligência. Pesquisas transversais indicando declínios na Escala Wechsler de Inteligência
Adulta (EWIA) podem refletir diferenças de coorte.
• As medidas de inteligência fluida e cristalizada indicam um padrão mais encorajador, com capacidades cristalizadas aumentando durante a velhice. Baltes propõe um modelo de processo dual: a mecânica da inteligência costuma declinar, mas a pragmática da inteligência pode continuar se desenvolvendo.
• Um retardamento geral no funcionamento do sistema nervoso pode afetar a velocidade do processamento de informações.
Contudo, esse retardamento pode limitar-se a determinadas tarefas de processamento e pode variar entre os indivíduos.
• O Estudo Longitudinal de Seattle constatou que o funcionamento cognitivo na terceira idade é altamente variável. Poucas pessoas apresentam declínio em todas ou na maioria das áreas, e muitas pessoas melhoram em algumas. A hipótese do engajamento pode ajudar a explicar essas diferenças.
Desenvolvimento Humano 701
• Embora a capacidade de desempenhar atividades instrumentais da vida diária (AIVDs) geralmente diminua com a idade, com a capacidade de resolver problemas interpessoais ou emocionalmente carregados não ocorre o mesmo.
• Pessoas mais velhas demonstram considerável plasticidade no desempenho cognitivo e podem beneficiar-se com treinamento.
• Alguns aspectos da memória, como a memória sensória, a memória semântica, a memória de procedimentos e o priming parecem tão eficientes em adultos mais velhos quanto em pessoas mais jovens. Outros aspectos, principalmente a capacidade da memória de