Atitude dos idosos em relaçao a velhice e bem- estar psicológico
Attitude toward aging seniors and psychological well-being
Lorenna Cláudia Carvalho Silva
Lorenna Megg Barbosa Farias
Taiana Silva de Oliveira
Dóris Firmino Rabelo
RESUMO: O objetivo deste estudo foi investigar as atitudes de idosos em relação à velhice pessoal e o seu bem-estar psicológico bem como a correlação entre essas variáveis. Tratou-se de um estudo descritivo, de campo, quantitativo, em que a amostra foi não-probabilística, constituída de 54 idosos. De modo geral, os idosos mostraram atitudes positivas em relação à velhice e um senso positivo de bem-estar psicológico. As atitudes podem agir como mecanismos de enfrentamento diante das perdas da velhice aumentando o ajustamento pessoal.
Palavras-chave: Atitude; Bem-Estar Psicológico; Idoso.
ABSTRACT: The objective of this study was to investigate attitudes and psychological well-being of the elderly in Santo Antônio de Jesus-Ba. This is a descriptive, field, quantitative, where the sample was non-probabilistic, consisting of 54 seniors. The elderly showed positive attitudes towards old age and a positive sense of psychological well-being. Attitudes can act as coping mechanisms in the face of losses of old age by increasing the psychological adjustment.
Keywords: Attitude; Psychological Well-Being; Elderly.
Introdução A velhice é considerada a última fase do desenvolvimento humano e representa o conjunto de efeitos de fatores biológicos, psicológicos e socioculturais. Dentre as inúmeras alterações correspondentes a esta etapa estão as perdas fisiológicas, as modificações em algumas habilidades cognitivas, tais como na memória de trabalho, velocidade de pensamento e habilidades visuoespaciais. O envelhecimento psicológico tem relação com o esforço pessoal contínuo na busca do auto-conhecimento e do sentido da vida, possibilitando uma