Trabalho sobre Bússola
Bússola
1. Introdução
A bússola é um dos principais instrumentos utilizada para orientação geográfica, sua função é indicar direções podendo ser utilizada em conjunto entre um relógio e uma sextante*, dois instrumentos que têm a capacidade de fornecer uma navegação mais precisa quando utilizados juntamente com a bússola.
Seu surgimento ocorreu por volta do ano 2000 a.C (Antes de Cristo), sendo aperfeiçoada durante séculos, um dos principais avanços foi quando descobriu-se que uma fina peça de metal poderia ser magnetizada, esfregando-a com minério de ferro.
Anos depois, mais precisamente em 850 d.C (Depois de Cristo), os chineses aperfeiçoaram ainda mais a bússola, iniciando o processo de magnetização de agulhas para que o equipamento ganhasse mais precisão e estabilidade, a partir daí, a bússola ganhou oficialmente o nome que a representa até os dias de hoje.
2. Utilidade da Bússola
A bússola é provavelmente um dos principais instrumentos de navegação já conhecido, sua função já é conhecida principalmente por ser utilizada desde a época do descobrimento, isso porque os navegadores a utilizavam como principal instrumento de direção para chegar aos continentes.
Após montada a bússola indicava o sentido sul magnético, o que significa indicar aproximadamente o norte geográfico, hemisférios que estão totalmente separados e distintos do globo terrestre, facilitando aos navegadores da época chegar com mais facilidade ao continente desejado.
Atualmente a bússola continua sendo um dos principais instrumentos de navegação, porém, não é utilizada somente para ajudar aos viajantes dos mares, também é utilizada em terra para encontrar a direção correta, o equipamento é utilizado por praticantes de esportes como os que participam de rallies.
A bússola também pode ser utilizada para realizar o mapa topográfico de uma caverna medindo os ângulos horizontais, representado pelo azimute (ângulo formado em relação ao