Electromagnetismo
BÚSSOLA
Matheus Alexandre Rodrigues
303
Florianópolis
2014
Eletromagnetismo
BÚSSOLA
Orientador: Prof. Paulo Moura
Florianópolis
2014
Sumário
1 Introdução 5
2 INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA 6
3 Lei de Lenz 6
3.1 Correntes de Foucault 7
3.2 Lei de Faraday-Neumann 7
3.3 Transformadores 8
4 Bússola 9
5 conclusão 11
6 bibliografia 12
1 Introdução
Neste trabalho irei falar sobre o eletromagnetismo que com ele existem diversas leis. Entre elas tem:
Lei de Lenz e Lei de Faraday-Neumann. Irei também falar também sobre Corrente de Foucault, transformadores.
Falarei também sobre a bússola explicando como funciona, Declinação Magnética e sobre o Desvio. O instrumento de orientação ainda mais utilizado hoje em dia é a bússola. Foi pela primeira vez utilizada pelos marinheiros europeus no século XII. Ela é parecida com um relógio, tendo apenas um ponteiro. Como já deve ter ouvido, ela aponta sempre para o Norte, não para o Pólo Norte, mas sim para um ponto localizando a norte do Canadá que dele dista, aproximadamente, 2250 km e possui uma enorme força eletromagnética.
A sua escala vai dos 0° aos 360°, descrevendo uma circunferência, sendo o sentido igual ao dos ponteiros do relógio. Alguns valores têm denominação de pontos cardeais ( Norte, Sul, Leste e Oeste) e pontos colaterais (Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Noroeste).
2 INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA
Quando uma área delimitada por um condutor sofre variação de fluxo de indução magnética é criado entre seus terminais uma força eletromotriz (fem) ou tensão. Sem os terminais estiverem ligados a um aparelho elétrico ou a um medidor de corrente esta eletromotriz ira gerar uma corrente, chamada corrente induzida.
Este fenômeno é chamado de indução eletromagnética, pois é causado por um campo magnético e gera correntes elétricas. A corrente induzida só existe enquanto há variação do fluxo, chamado fluxo indutor.
3 Lei de Lenz
Segundo a lei proposta pelo