Electromagnetismo
Introdução 1
Electromagnetismo 2
Campo magnético 2
Mas, então, qual é a distinção entre a electricidade e o magnetismo? 2
História do magnetismo 2
Imanes 2
Tipos de ímanes 2
Polos magnéticos de um Íman 3
Lei qualitativa das interacções magnéticas 5
Linhas do campo magnético 5
A bussola e o campo magnético terrestre 5
A bussola 5
Afinal, o que é a bussola? 6
O campo magnético terrestre 6
Experiencia de Oersted 7
Determinação do sentido do campo magnético 7
O eletroíman 8
Variação da forca de atracção magnética 9
Aplicações dos eletroímanes 10
Conclusão 11
Introdução
Este trabalho inspira-se na disciplina de Física, onde abordaremos o Electromagnetismo, não deixando de fora todas as suas subdivisões e teses, abordando de maneira rápida e resumida com ajuda de ilustrações gráficas.
Electromagnetismo
Campo magnético
A palavra magnetismo tem a sua origem no nome de uma pequena cidade da Asia menor, Magnésia, onde se descobriu um minério com a propriedade de atrair objectos de ferro. Esse minério ficou conhecido por magnetite. Esta propriedade da magnetite é observável tanto ao ar como no vácuo. A magnetite e outros ímanes criam campos de forcas que gerem interacções magnéticas.
Mas, então, qual é a distinção entre a electricidade e o magnetismo?
No magnetismo não existe o conceito de carga de eléctrica, o que existe é o conceito de polo magnético, com propriedades semelhantes as da carga eléctrica. Enquanto na electricidade existem cargas opostas, positivas e negativas, bem como partículas elementares portadoras dessas cargas, no magnetismo não há polos magnéticos isolados nem partículas portadoras de polos magnéticos.
História do magnetismo
A atracção magnética exercida pela magnetite sobre o ferro foi explicada, pela primeira vez, no seculo VI a. C., por Tales De Mileto. Pensava-se que a magnetite teria uma espécie de alma – podia transmitir a sua energia ao ferro inerte que, por sua vez, também adquiria um poder de atracção.
Ao