Regulação sistema de saúde noruega
O Ministério da Saúde norueguês é responsável pela regulação e supervisão do sistema, mas muitas destas tarefas são delegadas à várias agências subordinadas, tais como a Direção da Saúde e da Agência de Medicamentos norueguês (NoMA). Vários tipos de dados de saúde são recolhidos por registros obrigatórios nacionais (15 em 2012), como os registos nacionais sobre o cancro e doença cardiovascular, bem como a cerca de 200 novos registos médicos. Supervisão geral e monitoramento dos serviços de saúde são realizados pelo Conselho Nacional de Supervisão de Saúde.
Regulamento e gestão de outros contribuintes
A maioria dos serviços são prestados pelo Regime Nacional de Segurança (NIS). Desde 2009, a parte de cuidados de saúde do orçamento NIS tem estado sob a responsabilidade do Ministério da Saúde. Ele é administrado pela Direção de Saúde (i.e.HELFO) e é regulado pela Lei do Seguro Nacional de 1997.
Outros contribuintes são os provedores de seguro de saúde voluntário (VHI). A atividade do VHI privada e com fins lucrativos é regulamentada na geral legislação de seguros (a lei atual data de 2005). Exceto para os prestadores de NIS e VHI não existam outros contribuintes que são responsáveis pela prestação de cuidados de saúde na Noruega.
Regulamento e administração de fornecedores e cuidados especializados
O Ministério da Saúde é responsável pelos cuidados legais dos especialistas. Ele é dono do RHAs, que são as questões jurídicas distintas, regidas por conselhos independentes. Essa atividade é regulada na Lei 1.999, 2001. Esses RHAs têm um conselho executivo e uma gestão com poderes claros de autoridade.
O ministério fornece instruções para os quatro RHAs através de um relatório anual, que é a "Carta de instrução". A carta é preparada individualmente para cada RHA é publicada imediatamente após a decisão do Parlamento sobre o orçamento nacional. Por exemplo, a carta de 2013 de instrução para o RHA do Sudeste contém informações sobre o