Electromagnetismo
Fluxo magnético, representado pela letra grega Φ, é uma grandeza directamente proporcional ao número de linhas de campo magnético que atravessam uma dada superfície com área A.
A unidade no sistema internacional é o weber, que é equivalente ao Tesla por metro quadrado. Pois o campo magnético mede-se em Tesla (T) e a aérea em metro quadrado.
Através de um campo magnético uniforme e uma superfície plana, o fluxo magnético é dado por Φ= B. A. cos θ.
Onde:
A: é a área da superfície do material imerso no campo magnético.
B: corresponde ao módulo do vector campo magnético. θ: é o ângulo formado entre o vector B e a linha normal, n, à área .
O fenómeno da Indução electromagnética
Quando o fluxo magnético varia na superfície de uma espira, surge na espira uma corrente eléctrica denominada corrente eléctrica induzida.
- Maneiras de se variar o fluxo magnético
• Variando-se o campo magnético. Por exemplo, aproximando-se ou afastando-se o íman da espira.
• Variando-se a área. Por exemplo, deformando a espira
• Variando-se o ângulo θ: girando-se a espira
Lei de Faraday
Faraday realizou inúmeras experiências e em todas elas apercebeu-se de um facto bem comum que ocorria sempre que aparecia uma força electromotriz induzida. Ao analisar todos os seus trabalhos, verificou que quando a força electromotriz aparecia no circuito ocorria a variação do fluxo magnético nesse mesmo circuito. Faraday observou que a intensidade da f.e.m é cada vez maior quanto mais rápido ocorrer a variação do fluxo magnético. De forma mais precisa, ele verificou que durante um intervalo de tempo Δt o fluxo magnético varia ΔΦ, e dessa forma ele concluiu que a f.e.m é dada pela razão entre variação do fluxo magnético e a variação do tempo, seja: ε = ΔΦ/ Δt
O aparecimento da força electromotriz foi denominado de indução electromagnética e a expressão descrita acima ficou conhecida como a Lei de Faraday da indução electromagnética.
Indução magnética de uma