Comunicação e linguagem
O ser humano desde seu primórdio tem buscado viver em conjunto, é uma necessidade e a comunicação foi essencial para que isso fosse possível, mas a comunicação não ocorreria caso a linguagem utilizada não fosse compreendida em uma das partes.
Mas, em se tratando de comunicação temos que considerar que é a forma de relacionamento que mais se evoluiu com o passar dos anos, e também se difundiu entre várias formas diferentes de linguagem, desde o seu início há 42.000 anos os homens tem buscado uma forma mais rápida e fácil de deixar uma mensagem ou uma marca na tentativa de se conectar.
O objetivo deste trabalho é que vejamos como foi o nascimento da comunicação e sua evolução tornando o mundo sem nenhuma fronteira, onde as distâncias não dificultam em nada a ligação entre um lado do planeta e o outro. Veremos também quais as consequências vantajosas e desvantajosas deste processo.
É interessante citar este assunto, pois estamos numa época onde esta em alta a utilização de redes sociais, e não bastasse a TV para causar alienação nos jovens, cabe à escola impedir que eles também não se tornem alienados pela internet, e filtrar o conteúdo visto na rede. Claro que a internet significa entretenimento, mas é necessário que também seja utilizado de forma vantajosa como, por exemplo, para estudo e pesquisa.
2 DESENVOLVIMENTO
A primeira forma de comunicação, segundo pesquisadores, é a arte rupestre, também vista como a primeira forma de arte que se tem conhecimento presente em cavernas e grutas e acredita-se que foi pintada a cerca de 40.000 a.C., ou seja, o homem sempre esteve tentando deixar a sua marca. Isso porque até então não existia a escrita e a forma de contar sua história era através de desenhos, pintados na maioria das vezes com sangue, saliva, argila e excrementos de morcegos.
Com a invenção da escrita (2500 a.C.) os egípcios começaram a utilização do papiro como uma forma de registrar informações e reter para as futuras gerações, claro que o