Siscomex
O que é?
O SISCOMEX – Sistema Integrado de Comércio Exterior – é um sistema informatizado responsável por integrar as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, através de um fluxo único e automatizado de informações.
SOBRE O SISTEMA
Acompanhamento do Processo
O SISCOMEX permite acompanhar tempestivamente a saída e o ingresso de mercadorias no país, uma vez que os órgãos de governo intervenientes no comércio exterior podem, em diversos níveis de acesso, controlar e interferir no processamento de operações para uma melhor gestão de processos. Por intermédio do próprio Sistema, o exportador (ou o importador) trocam informações com os órgãos responsáveis pela autorização e fiscalização.
Vantagens do sistema
Resumidamente, destacam-se as seguintes vantagens do Sistema: harmonização de conceitos e uniformização de códigos e nomenclaturas; ampliação dos pontos do atendimento; eliminação de coexistências de controles e sistemas paralelos de coleta de dados; simplificação e padronização de documentos; diminuição significativa do volume de documentos; agilidade na coleta e processamento de informações por meio eletrônico; redução de custos administrativos para todos os envolvidos no Sistema; crítica de dados utilizados na elaboração das estatísticas de comércio exterior.
Desenvolvedores
O módulo de exportação foi desenvolvido pelo Banco Central do Brasil e lançado em 1993; e o módulo importação, foi desenvolvido pelo Serpro e lançado em 1997.
Administradores
O sistema é administrados pelos “órgãos gestores”, que são: SECEX (Secretaria de Comércio Exterior), RFB (Receita Federal do Brasil) e o BACEN (Banco Central do Brasil).
Usuários
Importadores, Exportadores, depositários e transportadores;
Receita Federal, SECEX, órgãos anuentes, secretárias de Fazenda ou Finanças, Banco Central e Instituições financeiras autorizadas a operar câmbio.
Nível operacional
Módulos do sistema