Siscomex
O que é Siscomex?
É um sistema informatizado que interliga exportadores, importadores, despachantes aduaneiros, comissários, transportadores e outras entidades ao Decex – Departamento de Operações de Comércio Exterior, Banco Central é a Secretaria da Receita Federal.
Permite processar registro de operações de importação e exportação.
O Siscomex foi implantado em 1.993 para agilizar e desburocratizar as operação de exportação.
As entidades interessadas em exportar necessitam de uma senha para operar o Siscomex para o registro de suas operações, ou para autorizar bancos, corretoras de câmbio e despachantes aduaneiros, que disponham de senha, a efetuar registro no Siscomex.
Para isso a empresa deve procurar a Secex ou a Delegacia de Receita Federal mais próxima. Esse credenciamento é realizado com a apresentação do Contrato ou estatuto social, cartão CGC, CPF do responsável pela empresa e procuração se for efetuado por terceiros.
Todas as etapas do despacho aduaneiro são feitas através do Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior).
Documentos necessários:
Fatura Comercial; Conhecimento de Embarque; Letra Cambial ou saque; Carta de Crédito Original; Certificados adicionais, quando necessário, apólice ou certificado de seguro, caso a condição seja CIF; Carta de Entrega; documentos Contábeis; Nota Fiscal; Contrato de Câmbio.
No caso de a operação ter sido efetuada com carta de crédito, devem ser apresentados, ao Banco indicado pelo importador, os documentos que comprovem que a transação foi efetuada conforme acordado.
Após a transferência do pagamento para o Banco do exportador., deve-se efetuar a liquidação do Câmbio, conforme as condições descritas no contrato de Câmbio. O recebimento deverá ser feito em reais.
Despacho Aduaneiro
O desembaraço aduaneiro tem por finalidade verificar a exatidão dos documentos quanto aos dados declarados pelo exportador ou importador em