O papel da contabilidade e da administração financeira
Atualmente, em virtude da grande competitividade entre as empresas, e na enorme concorrência traçada por elas, o mundo corporativo vem exigindo da administração das empresas um excelente desempenho, ou seja, a administração que não conseguir extrair os dados necessários de seus departamentos, dificilmente conseguirá resultados satisfatórios e consequentemente estão sujeitos ao fracasso. Nas últimas décadas, o cenário econômico passou por grandes evoluções e a contabilidade, para adequar as necessidades exigidas, vem sofrendo diversas e significativas mudanças, para cada dia mais auxiliar o gestor na tomada de decisão, através de melhorias na parte operacional e também nos planejamentos tributários, a fim de melhorar o resultado da empresa com a diminuição da carga tributária.
A Administração Financeira trata dos assuntos ligados a finanças das empresas e organizações, sendo também diretamente ligada à economia e contabilidade. A economia, devido ao conhecimento do ambiente financeiro, fornecendo uma visão clara das políticas governamentais e de instituições privadas, através da análise marginal, e a contabilidade, que exerce um complemento primordial, pois o método contábil é importante para possíveis comparações nacionais e internacionais, fortalecendo a credibilidade de suas informações contábeis e financeiras.
O PAPEL DA CONTABILIDADE
A Ciência Contábil é importante para a sociedade como um todo. Hoje além da mensuração do patrimônio e das escritas fiscais, a Contabilidade é reconhecida como a principal ferramenta para transformação de fatos do dia a dia das empresas, em informações que auxiliam os gestores nas tomadas de decisões para o desenvolvimento das entidades.
As novas tecnologias de informação influenciaram muito o entendimento e a eficiência que a Contabilidade atingiu nos dias de hoje. O desenvolvimento das áreas tecnológicas, como a informática, a logística e os recursos humanos, formaram na verdade uma aliança estratégica com