Crédito carbono / calculadora verde
Consumo de energia - Escritório
Quantidade Periférico Consumo/Mês (kwh)
3 Computadores 36
3 Monitor 14,4
1 Impressora 0,3
3 Estabilizadores 14,4
1 Ar condicionado 18000BTU 504
3 Lâmpada fluorescente tubular 40w 28,8 Total 597,9
Calculadora Verde
Soluções para minimizar o consumo de energia
Para diminuir o consumo de energia, seria necessário tomar pequenas atitudes, mas que no final, resultaria na diminuição na produção de CO2.
Como o maior consumo de energia é ocasionado pelo ar condicionado, ele deve ser limpo periodicamente, pois muita sujeira em seus filtros pode aumentar em até 20% do consumo de energia.
Outra atitude seria configurar os computadores para que após um período de tempo inativo, os monitores sejam desligados.
Por fim, fazer um melhor aproveitamento da luz solar, procurando acender as lâmpadas somente quando necessário. Isso parte principalmente da conscientização das pessoas.
Crédito Carbono
As empresas que conseguem diminuir o consumo de energia e consequentemente a emissão de CO2 recebem um crédito.
Para cada 1 tonelada de CO2 que deixa de eliminar, a empresa recebe 1 crédito e se ela reduz além do que sua cota determina, vão sobrar créditos de carbono que a empresa pode vender no mercado para aqueles que não conseguiram atingir sua metas.
Perspectiva em relação à aquisição de créditos de carbono nos próximos 5 anos
É possível conseguir uma diminuição no consumo de energia, mas para os créditos de carbono pode demorar, visto que a quantidade para se conseguir 1 crédito é bem grande, esse cálculo é baseado em grandes empresas e países poluidores.
Mas isso não invalida essas ações, pois se todos economizarem energia não só no trabalho como em casa também, somando-se tudo haverá uma redução na emissão dos gases