Logistica
A partir do filme “A Meta” consegue-se perceber pontos falhos na empresa, “Único” tais como: prejuízos, estoques parados, falhas nos processos, atrasos de pedidos, alinhados a falta de qualidade e o uso desnecessário de mão-de-obra em algumas situações. A empresa focava apenas na eficiência, ou seja, na produção e no lucro e não se preocupava com os níveis de estoques e do canal de distribuição de toda a produção.
Diante da situação da empresa “Único” , era preciso saber as etapas de cada processo, como inicio, meio e fim para evitar os famosos “Gargalos” ou seja, recursos qualquer cuja capacidade de produção não dê condições de atender a demanda. Em um dado momento observou-se que ver o processo como um todo e não por partes, isto é em uma linha continua tem-se um resultado real de como andam as tarefas e a partir dessa visão traçou-se o alvo em outras palavras o objetivo.
Verificou-se também o tempo em cada componente da linha e nas etapas seguidas e em cada ponto identificou uma dificuldade a chamou de gargalo, e discutiu o gargalo como assunto de pauta e como centro do problema da empresa. Nas etapas seguintes: Localizou e identificou o gargalo como o problema e a que se referia o gargalo.
Basicamente a empresa usou um ciclo de atividades como a identificação de um problema e dando seqüência a observação e estudo minuciosamente de melhoria dos processos. Explorando ao Maximo e usando a partir de sua analise os resultados e suas variáveis a favor da organização, isso é, subordinando-o ao sistema, empregando e empenhando todas as forças de maneira correta com o uso de ferramentas e informações para eliminar os problemas. E ai sim se consegue elevar a produtividade, em termos quantitativos e qualitativos para se chegar em fim ao objetivo, ou seja, ao plano traçado e desejado. E por fim é preciso diante dessas decisões já tomadas, reexaminar as mesmas e voltar ao