Siscomex
O presente trabalho apresenta a definição, análise e características da produção e exportação da cachaça produzida artesanalmente no Brasil. A Carlito’s Bebidas Destiladas foi a empresa escolhida para ser objeto de estudo e análise e está situada em Paul, Vila Velha.
A produção de cachaça é uma atividade econômica tradicional no Brasil, iniciada juntamente com a produção de cana, no início da colonização do país. Nesse sentido, a cadeia em análise tem relevância acentuada na estruturação de muitas propriedades rurais, principalmente as de pequeno porte, onde se destaca a produção de aguardente artesanal, o que faz do Brasil o maior produtor desse tipo de bebida.
A produção nacional gera um faturamento de U$ 600 milhões, empregando mais de 400 mil pessoas diretamente e propiciando uma arrecadação de aproximadamente R$ 76,5 mil em impostos a cada ano (OLIVEIRA et al, 2006).
2. ANÁLISE DO PRODUTO
A aguardente de cana é a terceira bebida destilada mais consumida no mundo e a primeira no Brasil. Segundo o Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Aguardente de Cana, Caninha ou Cachaça (PBDAC), a produção é em torno de 1,3 bilhão de litros por ano, sendo que cerca de 75% desse total é proveniente da fabricação industrial e 25%, da forma artesanal.
O Brasil consome quase toda a produção de cachaça; por volta de 1% a 2 %, apenas, é exportado (2,5 milhões de litros). Os principais países compradores são: Alemanha, Paraguai, Itália, Uruguai e Portugal (Tabela 1). | Tabela 1. Principais países importadores de cachaça. |
|[pic] |
| Fonte: Rodrigues et al. (2006). |
A cachaça é produzida em todos os Estados brasileiros, mesmo naqueles onde o cultivo da cana-de-açúcar não é favorável. Os maiores produtores de cachaça são: São Paulo (45%), Pernambuco (12%), Ceará (11%),