Siri na Lama
ORIGEM DA PALAVRA:
Communicare: raiz latina da palavra comunicar – significa tornar comum ou dividir
Communis: do latim, que traz a ideia de comunhão. Comunhão significa de maneira bastante restrita: comungar, participar em comum, transmitir, compartilhar.
COMUNICAÇÃO
De acordo com Mendes e Junqueira (1999, p.34) “[...] significa ‘tornar comum’, trocar informações, partilhar idéias, sentimentos, experiências, crenças e valores, por meio de gestos, atos, palavras, figuras, imagens, símbolos, etc. Comunicar tem o sentido de participar e estabelecer com alguém num intercâmbio dinâmico e interativo”.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO
ORAL, ESCRITA, SIMBÓLICA, GESTUAL, ELETRÔNICA.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
É a comunicação existente entre a “organização” (empresas privadas, empresas públicas, instituições, etc.) e os seus públicos de interesse: cliente interno ou funcionário da organização, fornecedores, distribuidores, clientes, mídia e a sociedade em geral.
COMUNICAÇÃO ATÉ OS ANOS DE 1970
Existia nas organizações de forma pouco agregada. Ou seja, existia a comunicação, porém sem um conceito integrado. Isto porque eram raras as organizações que possuíam departamentos específicos para organizar e planejar as ações de comunicação. Os primeiros cursos nas áreas de comunicação começaram a existir nessa época, assim não havia profissionais em número suficiente para atender às demandas das organizações. Além disso, a comunicação ainda era vista como despesa e não como investimento.
COMUNICAÇÃO NOS DIAS ATUAIS
Devido a tecnologia existente atualmente, percebemos um grande avanço na comunicação das organizações. Os contatos ficaram mais rápidos; a notícia passa a ser global, com a
Internet. E, com isto, passa a ser, também mais perecível; as preocupações com questões sociais ampliaram-se; e a organização também passa a ser mais proativa com a mídia, objetivando aparições positivas e transparência nas suas ações, itens que por enquanto passam a ser