Senhor
EMERGÊNCIA INDIVIDUAL
Análise de Riscos Ambientais Apresentação
O estudo de Análise de Riscos Ambientais identifica e avalia qualitativamente os perigos, as potenciais conseqüências no meio ambiente e os riscos decorrentes da implantação do empreendimento que compreende as atividades de operação de um posto de abastecimento automotivo, em seus diversos tipos de serviço oferecido.
Apresentação da Metodologia
A metodologia empregada para identificação e avaliação dos riscos ambientais utilizou a Análise Preliminar de Risco – APR. Esta foi a técnica aplicada de forma sistemática nos sistemas de unidade de produção, buscando identificar e diagnosticar a tipologia dos riscos em cada fase do processo produtivo da atividade operacional.
Esta metodologia permite obter um diagnóstico qualitativo dos possíveis desvios operacionais que possam ocasionar danos à integridade física de pessoas, damos ao patrimônio ou ainda ao meio ambiente.
O estudo foi subsidiado utilizando os documentos fornecidos pela empresa como projeto descritivo do empreendimento, normas, plantas de engenharia e processo e procedimentos operacionais. As informações obtidas foram tratadas e analisadas sistematicamente, permitindo o desenvolvimento de um estudo para a identificação e caracterização dos perigos e construção dos cenários de acidentes para cada fase operacional do empreendimento descrito.
Os resultados da APP foram apresentados na forma de planilha para permitir uma análise da identificação dos riscos, potenciais conseqüências e medidas de mitigação para cada sistema e subsistema de forma a facilitar a análise das informações para a Gestão do Risco.
Após o desenvolvimento da Análise Preliminar de Perigo são apresentados os procedimentos e as medidas mitigadoras, objetivando reduzir os riscos operacionais e ambientais para aumentar a confiabilidade operacional das atividades.
Sistemas 4: Drenagem e Tratamento de Efluentes