Gastronomia da regiao sudeste
A região sudeste é composta por quatro estados, são eles: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, como mostra na imagem1. Apresenta grande pluralidade cultural, com manifestações de origem indígena, africana, europeia e asiática. 1. Mapa da região sudeste
A culinária do Sudeste é bem diversificada e apresenta forte influência do índio, do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiáticos. Foi na região sudeste que a culinária brasileira se desenvolveu, com a ajuda dos indígenas e Portugueses, num Brasil recém-descoberto, já misturavam numa só panela receitas europeias e ingredientes nativos, a exemplo do palmito, da mandioca, do milho, do amendoim, das variadas frutas.
O Ciclo do Ouro em Minas Gerais e o Ciclo do Café em toda a região obrigaram a construção de fazendas e a vinda de escravos, que colocaram um pouco do tempero africano na panela. A culinária do interior do Sudeste ficou mais aprimorada com a chegada dos imigrantes no fim do século 19, que vieram de 70 países diferentes para trabalhar nas lavouras de café e, de quebra, incrementar a já rica cozinha regional.
Minas Gerais
A culinária mineira reúne simplicidade, sabor e tradição conhecidos em todo o Brasil e fora. Tudo começou no ciclo do ouro e pedras preciosas, resultado do encontro de diferentes raças e culturas que, entre a necessidade de se comer bem com pouco tempo e recursos disponíveis, moldaram a culinária mineira.
A simplicidade e o sabor da culinária mineira está ligado ao período colonial. O modo de preparo e os temperos fáceis garantem a confecção de pratos típicos, ricos e variados, como diferentes tipos de linguiça, o torresmo, o feijão tropeiro e o frango com quiabo, angu e couve, sem falar nos queijos, doces, bolos, broas e o apreciado pão de queijo. A cachaça mineira ganhou destaque como bebida apreciada pelo europeu e exportada para diversas partes do mundo.
Em Minas Gerais, as receitas são