Dengue
Comidas folclóricas da região Norte e Nordeste
A região norte do país é a que mantém os seus traços de influência da cultura indígena mais fortes em seu folclore. É do norte que lendas como a do Boto Cor de Rosa, Vitória-Régia e Curupira migraram para outras regiões do país. Para os festejos de folclore, as danças do Carimbó, Ciranda e Boi-Bumbá são tradição na região. Entre as comidas típicas do folclore da região norte, destacamos o aluá, o bolo de coco com mandioca, a maniçoba, o mouse de Tucumã e os apreciados pato no Tucupi e o vatapá.
Na região Nordeste também encontramos elementos importantes para a formação do folclore nacional, como as cirandas pernambucanas, o frevo e o maracatu. Alguns registros históricos apontam que a dança do Bumba-meu-boi surgiu primeiramente no Nordeste, para depois migrar para a região Norte, tornando-se símbolo característico do folclore. Entre as comidas típicas do Nordeste o acarajé é reconhecido, até mundialmente, como um dos pratos mais saborosos da gastronomia regional. A carne de sol com Baião de dois também é uma das comidas típicas bastante apreciadas na região.
Comidas folclóricas da região Centro Oeste
Graças a presença de muitas tribos, a cultura indígena também é forte no folclore da região Centro-Oeste. Manifestações como o Baile dos Mascarados, a Procissão do Fogaréu e a tradicional Cavalhada estão entre as mais populares. Lendas como a Criação do Mundo e a Onça da mão torta tiveram origem na região. Para as comidas típicas do folclore no Centro -Oeste destacamos o tutu com linguiça, couve, torresmo, quiabo refogado, muito comum no estado de Goiás, a mojica, com pintado e banana da terra, tradicional do Mato Grosso, o arroz de carreteiro com charque, a moqueca de peixe, o pacu assado, e o caldo de piranha tão típicos de Mato Grosso do Sul e a galinha ao molho pardo,