Dengue
Introdução: As características clínicas e epidemiológicas peculiares da dengue no Brasil têm despertado o interesse de pesquisadores e organismos nacionais e internacionais de saúde pública, tendo em vista a importância da Identificação dos fatores que determinam as distintas formas de expressão individual e coletiva dessas infecções para o aperfeiçoamento do seu tratamento e controle, em termos de número de casos, representa a segunda mais importante doença transmitida por vetor no mundo (oms, 2007). O aumento de ocorrência dos casos de dengue no Brasil tem constituído em crescente objetivo de preocupação parar as entidades governamentais e a sociedade, em especial para as autoridades de saúde, em razão das dificuldades enfrentadas para o controle das epidemias produzidas por esse vírus. Vendo a necessidade de ampliar a capacidade de instalar os serviços de saúde mais próximo as comunidade para um melhor atendimento e monitoramento de novos casos. Este artigo tem como propósito relatar as algumas das situações da dengue no Brasil, características epidemiológicas, a epidemiologia, as dificuldades para o controle do vetor e os desafios encontrados por agentes sanitaristas, falta de esclarecimento por parte da sociedade.
A dengue no Brasil
Os primeiros relatos de surtos de dengue foram identificados no final do século XVIII, em Java (sudoeste asiático), na Filadélfia (Estados Unidos) e no Cairo e Alexandria (Egito). Desde então se espalhando em quase todo o mundo.
Desde 1846 há relatos de epidemias de dengue no Brasil, no período de 1846 a 1853, ocorrido em São Paulo e Rio de Janeiro.
Em seguida apareceram outros relatos sobre a Dengue no Brasil, surgiram no período Colonial. Em 1865 sendo descrito o primeiro caso de Dengue, na cidade de Recife. Sete anos depois em Salvador uma epidemia de Dengue levou a 2.000 mortes. (OMS). Dengue no Ceará Há casos de dengue notificados no ceara desde o ano de