Imigração
O que é Imigração e Emigração:
Imigração e emigração são palavras que descrevem o fluxo de indivíduos em um país. A imigração é o movimento de entrada de estrangeiros em um país de forma temporária ou permanente e a emigração é à saída de indivíduos do país. Os fenômenos de emigração e imigração estão sempre relacionados com as condições sociais dos locais nos quais se inserem a apresentam especificidades de acordo com estas condições. O emigrante é geralmente levado a deixar seu país por falta de condições que o permitam ascender socialmente e acaba se tornando o imigrante de algum outro país no qual ele deposita suas esperanças de melhoria de vida.
Sistema de Parceira:
Nesse tipo de acordo, o proprietário de terras pagava todas as despesas com a viagem e a acomodação dos empregados. Ao chegar aqui, o colono estrangeiro trabalhava até saldar suas dívidas e participava nos lucros obtidos na plantação.
Imigração Subvencionada:
Facilitação ou concessão de auxílio em dinheiro para a compra de passagens de imigrantes e para a sua instalação inicial no país. A aprovada em 1871, logo após a Lei de Ventre Livre, foi, inicialmente, uma iniciativa de fazendeiros. No de correr do tempo, entretanto, a participação destes foi sendo transferida cada vez mais para os governos, provinciais e imperiais, até 1889, e posteriormente estaduais e federais.
A Chegada de Imigrantes no Brasil no Segundo Reinado:
Os primeiros imigrantes chegaram ao Brasil para trabalhar em sistema de parceria nas lavouras de café. O café foi o principal produto brasileiro para a exportação, provocando um grande crescimento econômico como nunca havia aparecido no Brasil independente.
Na Américas, pela ordem, os Estados Unidos, a Argentina e o Brasil foram os principais países receptores de imigrantes.
Os espanhóis começaram a imigrar para o Brasil em razão dos problemas no país de origem e das possibilidades de trabalho que, bem