planejamentos
DISCIPLINA
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÕES
Língua
Portuguesa
Troca de impressões sobre textos não verbais (não híbridos) como fotografias, pinturas, esculturas, músicas instrumentais, pantomimas: foco, detalhamento, leitura subjetiva.
Levantamento de textos não verbais que circulam na escola e outros ambientes frequentados pelos alunos.
Leitura conjunta de revistas em quadrinhos: discussão sobre relações entre o verbal e o não verbal – observação dos símbolos cinéticos; dos formatos dos balões; do gestual dos personagens e das características da fala de cada um.
Produção de diálogo para HQ sem texto verbal.
Montagem de HQ, seja a partir de narrativa criada pelos alunos, seja com base em texto já existente e compartilhado no ambiente escolar.
Planejamento e produção de textos orais de acordo com:
a intenção comunicativa; as características dos gêneros em uso; os conhecimentos prévios dos ouvintes; as relações entre os interlocutores (grau de intimidade, papéis assumidos na situação comunicativa), além de exigências específicas da situação.
Associação de informações relativas a aspectos lexicais, fonológicos, morfossintáticos e semânticos que contribuam para a adequação de usos mais formais da fala.
Uso da escrita como apoio para o planejamento de usos mais formais da fala.
Valorização do diálogo como forma privilegiada de interlocução e da cooperação como fator determinante para a qualidade do intercâmbio comunicativo.
Situações de discussão coletiva, sob orientação do professor, para tematização de elementos da narrativa;
Propostas de comparação, sob orientação do professor, de sequências descritivas em textos;
Atividades de apreciação de textos (coletiva ou em pequeno grupo), com a mediação do professor, para análise de escolhas feitas por escritores de diferentes épocas;
Leitura em voz alta, para diferentes plateias (além do próprio grupo), após