Sip – (session initiation protocol)
O Protocolo de Iniciação de Sessão (Session Initiation Protocol - SIP) é um protocolo de aplicação, que utiliza o modelo “requisição-resposta”, similar ao HTTP, para iniciar sessões de comunicação interactiva entre utilizadores. É um padrão da Internet Engineering Task Force (IETF).
SIP é um protocolo de sinal para estabelecer chamadas e conferência através de redes via Protocolo IP. O estabelecimento, mudança ou término da sessão é independente do tipo de mídia ou aplicação que será usada na chamada; uma chamada pode utilizar diferentes tipos de dados, incluindo áudio e vídeo.
Os principais componentes da arquitetura do SIP são:
User Agent SIP (UA SIP - Agente do Usuário SIP): São os terminais finais de comunicação (terminal SIP ou softphone).
Um user agent tem dois componentes:
- User Agent Client – componente que interage com usuário ou aplicação
- User Agent Server – componente que responde às mensagens SIP
SIP Proxy Servers - É um tipo de servidor intermediário do SIP, que atua também como cliente e servidor, recebendo as requisições e passando adiante para servidores mais próximos do destino. Existem dois tipos de servidores Proxy, o “Stateful Proxy Server” e o “Stateless Proxy Server”. O Stateful Proxy Server mantém o estado das transações e permite dividir a chamada (Fork) para múltiplos servidores na tentativa de localizar o usuário, dessa maneira ele cria uma árvore de busca, possui maior confiabilidade, capacidade de computar o gasto do cliente e utilizam protocolo TCP. O Stateless Proxy Server não armazenam o estado da transação apenas envia adiante as requisições e as respostas, possuem maior velocidade, porém menos confiabilidade e incapacidade de computar gastos do cliente.
SIP Redirect Server - É um tipo de servidor SIP, que responde ao pedido do UA fornecendo o nome e a localização do usuário, esse servidor não reencaminha os