Relatorio sip
Funções
Introdução “O SIP é um protocolo de controle da camada de aplicação que estabelece, modifica e finaliza sessões multimídias (conferências), tais como as chamadas telefônicas na Internet. O SIP também convida os participantes para sessões já existentes, como as conferências multicast. A mídia pode ser adicionada e removida de uma sessão existente. O SIP suporta transparentemente o mapeamento de nomes e os serviços de redirecionamento, os quais permitem aos usuários móveis manterem externamente visível um identificador único independente do local de suas redes.” Rosenberg, J., et al. (2002, junho). RFC 3261 - SIP: Session Initiation Protocol. Internet RFC/STD/FYI/BCP Archives: HYPERLINK "http://www.faqs.org/rfcs/rfc3261.html" http://www.faqs.org/rfcs/rfc3261.html (em inglês)
“SIP, SIP, SIP”. Ultimamente, é a única coisa de que ouvimos falar. Por quê? Simplificando, o Protocolo de Iniciação de Sessão (SIP, do inglês Session Initiation Protocol) é a forma de atingir um objetivo, gerar a convergência das comunicações. O SIP é o conduíte que une empresas e telecomunicações para fornecer comunicações por IP. Há muitos anos que as empresas trabalham para fornecer o tripé de serviços: voz, vídeo e dados. Elas evoluíram dos serviços de dados e estão trabalhando para acrescentar serviços de voz e vídeo pela rede. Enquanto isso, o setor de telecomunicação evoluiu do fornecimento de voz para vídeo e, recentemente, serviços de dados. Como as telecomunicações migraram em direção à capacidade de fornecer serviços IP abrangentes, é necessário um método-padrão de fornecer sessões.
Muitos protocolos vieram antes do SIP, como o H.323. Embora fornecesse uma solução “tudo em um”, o H.323 não era flexível o suficiente para fornecer algo muito além dos serviços de voz. O SIP também frutifica conceitos da Web 2.0, mas de um modo