Gestão do conhecimento
TECNOLOGIA EM ADMINISTRAÇÃO DE
PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
MARCOS AURÉLIO BARBOSA DA SILVEIRA
EAD00063755
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Águas Lindas de Goiás/GO
2005
MARCOS AURÉLIO BARBOSA DA SILVEIRA
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Administração de Pequenas e Médias Empresas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, conveniada com a Faculdade Amoril - para a disciplina Processos Administrativos.
Orientador: Prof. Luciane de Paula Soutello Koetz
Águas Lindas de Goiás
2005
Estudo de caso sobre a gestão do conhecimento na prática
1 - conceituação
Gestão do conhecimento é uma nova atividade ou função do administrador, que visa modelar processos corporativos, partindo do conhecimento gerado e monitorado pela organização em atividades estruturadas interna e externamente. A prática do KM leva as empresas a aprender, evoluir, cooperar e competir, encadeando ações de gerenciamento corporativo sistemático.
O monitoramento constante dos ambientes interno e externo da empresa contribui para gerar parâmetros de comportamento, filtrando e orientando as trocas, os conhecimentos a serem captados do meio para serem transformados e devolvidos num ciclo contínuo, personalizando o produto ou serviço com seus valores próprios.
O KM é a forma atual de gerenciar os elementos que compõem a sua própria essência. Com o desenvolvimento permanente de recursos tecnológicos, acelerando os meios de acesso à informação e ao conhecimento, a gestão deste tornou-se necessária.
Na prática, fica valendo a premissa de que “todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema