Biossegurança
Profº Dalton Tales
HISTÓRICO:
Nos tempos primitivos o homem acreditava que as doenças tinham origem sobrenatural.
Os Egípcios acreditavam que as doenças, se espalhavam pelo toque.
HISTÓRICO
A doença, para o povo Judeu era, sinal de desobediência ao mandamento divino. (Levítico, de 11 a 15, Deuteronômio, 23:10)
Hipócrates acreditava nos vapores nocivos e no mal ar.
Fracastorius em 1546 descreve que “sementes vivas passavam de um animal infectado para outro produzindo a mesma doença”.
Antony van Leeuwenhoek, entre 1723 e 1973 descobriu e descreveu a bactéria. a existência de formas microscópicas de vida – foram pouco compreendidas
durante muitos anos após sua descoberta.
HISTÓRICO
Durante o período de 1347-1350 ocorreu uma epidemia de peste bubônica (“morte negra”) na Europa
25 milhões de pessoas morreram durante a epidemia
A influenza e suas complicações mataram cerca de 500.000 americanos e 21 milhões de pessoas (3 vezes o número de mortos na Primeira Guerra Mundial) no mundo entre 1917 e 1919
HISTÓRICO
Nos últimos 150 anos, os avanços tecnológicos e a dedicação de diversos pesquisadores possibilitaram o crescimento do conhecimento com relação à transmissão, progressão, prevenção e tratamento das doenças.
Ignaz Philipp Semmelweis, em 1846: Febre puerperal era responsável pela mortalidade de 10 a 30% das parturientes e passou a sustentar que esta infecção era transmitida de uma mulher para outra pelas mãos dos médicos e parteiras.
Trabalhou para convencer seus colegas de que a lavagem das mãos com soluções cloradas antes do atendimento era fundamental para prevenção da doença.
HISTÓRICO
Joseph Lister - 1860, pesquisava uma maneira de manter as incisões cirúrgicas livres de contaminação, uma vez que as mortes por infecção cirúrgica naquela época eram freqüentes.
Em 1864, o cirurgião constatou que 45% dos seus pacientes morreram desta forma. Lister passou a embeber compressas cirúrgicas em uma solução diluída de ácido