sinvastatina
Nesse trabalho abordaremos a farmacocinetica, farmacodinamica, indicação terapeutica,efeitos colaterias, mecanismo de ação e cuidados (orientações) da sinvastatina dando enfase na hipercolestenoremia, visando determinar a segurança do medicamento aos pacientes.
Indicações: A sinvastatina é indicada em pacientes com doença coronariana para: a redução do risco de morte e de infarto do miocárdio não-fatal; a redução do risco de acidente vascular cerebral (AVC) e de ataques isquêmicos transitórios (AIT); a redução do risco de realização de procedimentos de revascularização do miocárdio; a redução da progressão da arteriosclerose coronariana, incluindo a redução do desenvolvimento de novas lesões e de novas oclusões totais.Outra indicação da sinvastatina é para a hiperlipidemia, redução dos níveis elevados de colesterol total, LDL-colesterol, apolipoproteína B e triglicérides em pacientes com hipercolesterolemia primária, hipercolesterolemia combinada (mista), quando a resposta à dieta e a outras medicações não-farmacológicas isoladamente tenha sido inadequada. A sinvastatina eleva o HDL-colesterol e, portanto, reduz a relação LDL/HDL-colesterol e a relação colesterol total/HDL. A sinvastatina também é indicada associada à dieta e à outras medidas não relacionadas à dieta para reduzir os níveis de colesterol total, LDL-colesterol e apolipoproteína B em pacientes com hipercolesterolemia familiar homozigótica, quando a resposta a essas medidas for inadequada.
Contra indicações:
O uso da sinvastatina é contra-indicado em pacientes com doenças hepáticas ativas ou elevações persistentes e inexplicadas das transaminases séricas. Durante a gravidez e lactação (vide RESTRIÇÕES). Nos pacientes com antecedentes de hipersensibilidade à droga, a Sinvastatina também é contra-indicada.
Interações medicamentosas:
Derivados cumarínicos, parecem aumentar ligeiramente o tempo de protrombina quando utilizados concomitantemente com a sinvastatina. Em pacientes tomando