Climatologia
Fernandes, 1999 apud Attanasio, 2004, o termo bacia hidrográfica refere-se a uma compartimentação geográfica natural delimitada por divisores de água. Este compartimento é drenado superficialmente por um curso d’água principal e seus afluentes.
Santana 2004 em seu conceito de sub-bacia ele diz que as bacias podem ser desmembradas em um número qualquer de sub-bacias, dependendo do ponto de saída considerando ao longo do seu eixo-tronco ou canal coletor. Cada bacia hidrográfica interliga-se com outra de ordem hierárquica superior, constituindo, em relação a ultima, uma sub-bacia. Portanto, os termos bacia e sub-bacias hidrográficas são relativos.
Attanasio 2004, quanto à sub-bacias, unidades caracterizadas como uma área de terra drenada por um determinado curso d’água e limitada, perifericamente, pelo chamado divisor de águas.
Com essas definições de bacia hidrográfica e sub-bacias serão exposto algumas definições de escoamentos de um rio.
Regime de escoamento diz respeito, em mecânica dos fluidos, a como os fluidos se comportam em relação a diversas variáveis.
Um fluxo de fluido pode se comportar quanto à direção da trajetória das partículas que o compõe em relação à dependência do estado de organização do escoamento em:
Escoamento laminar (regime laminar, também chamado de lamelar ou tranqüilo) - no qual as partículas do fluido tendem a percorrer trajetórias paralelas.
Escoamento turbulento (regime turbulento, no qual as