Trabalho sobre o livro OS MISERÁVEIS
Desde a antiguidade até os dias atuais é possível perceber certa discriminação com ex-presidiários que mesmo após terem cumprido completamente suas penas ainda sofrem rejeição pela sociedade.
Esse trabalho aborda esse tipo de preconceito a partir da análise do livro “Os Miseráveis”, retratando a vida de um ex- presidiário, Jean Valjean, que foi marginalizado pelo fato de ter sido condenado por 19 anos de prisão. Isso tudo será abordado no desenvolvimento do trabalho que está dividido em: o livro, principais personagens, um resumo dos capítulos 5, 6,7 e 8, o enredo em si e a conclusão final sobre a obra.
O LIVRO
O livro Os Miseráveis (Les Misérables) é uma adaptação da obra do escritor francês Victor Hugo (também autor de Os Trabalhadores do mar e O Corcunda de Notre-Dame) publicada em 1862. A história se passa no século XIX na França durante a Batalha de Waterloo (1815) e exemplifica a miséria vivida pela população nessa época devido aos últimos.
PRINCIPAIS PERSONAGENS:
1) Jean Valjean: preso por roubos. Ao ser solto e inocentado por um Bispo vai reconstruir sua vida nos Alpes, onde passa a ser conhecido por Madeleine e torna-se dono de uma fábrica e prefeito em Montreuil-sur-Mer. Cria Cosette, filha de Fantine. Ao ter sua verdadeira identidade revelada por Javert, foge com Cosette como forma de se distanciar do seu passado.
2) Fantine: pobre, trabalhava na fábrica de Valjean até ser demitida por ser uma mãe solteira e não ter condições de sustentar sua filha, Cosette, que fora deixada em uma estalagem para ser criada. Em situação de miséria, ao ser presa por atacar um homem que lhe insultou, Valjean toma conhecimento de sua situação e impede sua prisão prometendo que iria trazer sua filha. Fantine, em estado grave de doença, possivelmente tuberculose, morre antes mesmo de ter sua filha de volta.
3) Cosette: filha de Fantine, deixada em uma estalagem para ser criada, sofria abusos e exploração por ser