Diferença entre o filme e o livro: Les miserables
PESQUISA DE INGLÊS
TEMA: Diferenças entre adaptações de livros para filme
INTRODUÇÃO
No desenvolvimento da pesquisa a seguir veremos algumas diferenças existentes entre o livro e o filme “Os miseráveis” obra escrita por Victor Hugo que com seus personagens únicos e sua escrita marcante assinalou um marco na literatura mundial.
Uma visão mais ampla e outra mais detalhada sobre essas diferenças mas ambas mostrando qualidades indiscutíveis nessa obra que atravessou gerações deixando um rastro de consciência entre as pessoas que o leram.
DO LIVRO À TELA: OS MISERÁVEIS
Os Miseráveis, com direção de Tom Hooper tem uma enorme capacidade de surpreender já que se aproxima bastante da ópera. Adaptado várias vezes para o cinema, televisão e com direito a um dos musicais mais famosos de sempre, Os Miseráveis de Victor Hugo é um dos melhores romances alguma vez escritos. É também dos livros que as pessoas mais “fogem”, pois as suas mais de 1200 páginas poderão afastar qualquer leitor que, tendo um ritmo de leitura mais baixo, não queira passar meses nesta história. E o que torna este romance tão bom? A resposta será, provavelmente, tudo. Com uma profundidade e detalhe raramente alcançados por outros escritores, esta obra-prima oferece-nos momentos e personagens memoráveis, e quem a leia tão cedo não se esquecerá de Valjean.Para além de tudo isto, Victor Hugo brinda-nos com a sua filosofia e a sua forma de ver (e enfrentar) a vida, com uma escrita que tem tanto de sonhadora como de lógica. Tudo isto envolto numa detalhada sociedade francesa em grande decadência financeira e moral, onde esperanças são destruídas.
Mas então como adaptar um livro tão grande e onde é o “todo” que torna este livro uma obra-prima? Na realidade não é fácil, mas este consegue ser bastante fiel à história principal, particularmente nos primeiros dois terços da obra. Sendo assim, pouco há a