Resenha Os Miseráveis
De
Direito
Penal I
“Les Misérables”
“Os Miseráveis”
A obra
Escrita por Victor Hugo, grande dramaturgo, nascido no século XIX na França. Durante sua vida, Hugo teve uma brilhante ideia, mais precisamente no ano de 1862, escreveu a bela história “Les Misérables (Os Miseráveis)”, que já foi traduzida para diversas línguas, teve várias edições, e mais recentemente foi feito um musical da Broadway em forma de filme sobre a obra.
A história
A história é contada na França em meados do século XIX entre grandes batalhas por liberdade e poder, e também pela famosa revolução francesa, que se consistiu em revoltas e ataques de grupos políticos radicais de esquerda, das massas de rua e de camponeses da região rural contra o Estado absolutista da época. Os princípios desta revolução eram: liberdade, igualdade e fraternidade. Na historia do livro é latente a presença destes princípios no querer dos personagens, mas muitos deles não conseguiram a tão almejada liberdade.
O protagonista central é Jean Valjean. Condenado a 5 anos de trabalhos forçados por roubar um pão, mas depois de tentar fugir das tormentosas galés, sua penitência foi de 19 anos de dor. Na época existia a estgmatização, a qual os presos eram marcados com um “passaporte é amarelo”, sendo considerados “ex-forçados” por toda a vida. O homem foi rejeitado pela sociedade, tratado como um criminoso, sem futuro, sem chances de se ressocializar, sem piedade, mas uma alma bondosa concedeu a dádiva do perdão para Jean. Bispo Myriel o ajudou, e sua vida foi mudada, mesmo Valjean tendo roubado do homem, o bispo o perdoou e lhe concedeu uma nova chance de ser alguém. Jean Valjean mudou de identidade, tornou-se proprietário de uma empresa e até prefeito de uma cidade, mas nada foi fácil na vida deste homem, principalmente por ser perseguido por toda a vida pelo inspetor de polícia Javert, que dês da época das galés, gravou a imagem de Jean em sua mente de uma forma tão forte, que nem mesmo muitos