os miseraveis - fichamento
Faculdade Estácio Seama
Análise Textual
Iago de Amorim Fonseca1-DIM
Autor: Victor Hugo
Título: Os Miseráveis
Editora: FTD
Narrador:3ª pessoa – O dono da hospedaria, entretanto, não tirava os olhos do homem. Escreveu uma mensagem. Deu-a a um rapazinho que lá trabalhava. Este correu para a prefeitura.
Espaço:Em Digne, cidade próxima à montanha, na região dos Alpes franceses, as tardes e noites são frias.
Tempo: Em um dos primeiros dias de outubro, em 1815, antes do pôr-do-sol, um homem viajava a pé.
Personagens: Jean Valjeana) Características físicas:Tinha aparência assustadora.Seria difícil encontrar alguém com aspecto mais miserável. Era forte, de estatura mediana. Parecia ter de quarenta e cinco a cinquenta anos. [...] A camisa, de tecido grosseiro, mal fechada deixava ver o peito cabeludo. [...] Cabeça raspada e barba crescida. O suor e o pó da estrada deixavam sua aparência ainda pior.
b) Características psicológicas:Nunca namorou, nem nunca se soube que estivesse apaixonado. Vivia para a família. Falava pouco, tinha o semblante pensativo.
Verossimilhança:A narrativa acontece na França do séculoXIX. O enredo acontece durante os anos da revolução francesa e na época da monarquia francesa com o rei Luís XVIII. A história das personagens é introduzida de acordo com os acontecimentos da França antiga, há, portanto, uma semelhança com a história francesa, mas não com a atual realidade.
Vocabulário:
Galés (barcos movidos a remo por um grupo de remadores acorrentados que eram prisioneiros condenados).
Estalajadeiro (dono de uma estalagem, estabelecimento que hospedava e servia refeições aos visitantes mediante pagamento).
Estrebaria (Local onde se abrigam animais, especialmente cavalos).
Prelado (Título honorífico de dignitário eclesiástico).
Limiar (Soleira da porta, patamar).
Regicidas (O que ou quem é responsável pela morte de um rei ou de uma rainha).
Tílburi (carro de duas rodas e dois assentos, sem