Fichamento
1. NOME DO AUTOR DO FICHAMENTO
2. OBRA EM FICHAMENTO
HUGO, Victor. O último dia de um condenado. Trad. Sebastião Paz. São Paulo: DPL, 2005.
3. ESPECIFICAÇÃO DO REFERENTE UTILIZADO
Fichar descritiva e analiticamente o resumo da obra, buscando dar ênfase às questões relativas aos últimos dias de um condenado à morte, seus pensamentos, atitudes e visões.
4. RESUMO DO LIVRO
Em primeiro lugar, necessário se faz apresentar o autor Victor Hugo, escritor francês, que ficou conhecido mundialmente após publicar uma de suas obras mais vendidas - Os miseráveis - autor de outras obras conhecidas como esta que esta sendo fichada bem como Notre-Dame de Paris. Desde os seus 15 anos já fora premiado através de seus poemas, pela Academia Francesa, conhecido na sua infância como um menino precoce, Victor Hugo dedicava-se apenas as suas obras, visto também como um ser discreto e reservado. Na juventude fora conservador e monarquista, mas os problemas do povo começaram a incomodá-lo e, muito rapidamente, dirigiu sua indignação para o sofrimento dos oprimidos e excluídos. Sensível, preocupa-se sobremodo com a dignidade do homem. Daí a escrever esta obra a ser fichada, aos 27 anos de idade, corajosamente assume postura critica em relação ao sistema penal francês.
Quanto à obra, percebe-se que ela vai tratar a respeito dos últimos dias de uma pessoa condenada a morte. No prefácio desta, vê-se que há duvidas quanto à existência real das palavras do livro, pois não sabe-se realmente se houve maços de papeis amarelados e desiguais, ou então foi um homem, sonhador ocupado em fazer tal ato.
O inicio da obra, vemos que o homem que fora condenado vive numa prisão como se fosse uma de hoje, com celas, guardas, ou como bem diz no livro “carcereiros”, o mesmo descreve detalhadamente o que sente:
Hoje estou preso. O meu corpo está preso numa masmorra, o meu espírito esta preso por uma