Fichamento
SERVIÇO SOCIAL
Karina Helena de Carvalho
Ednéia Pereira de Andrade
FICHAMENTO COMENTADO DO LIVRO “O PRINCÍPE” DE NICOLAU MAQUIAVEL
Campo Mourão,
2013
FACULDADE UNIÃO DE CAMPO MOURÃO – UNICAMPO
CURSO
FICHAMENTO COMENTADO DO LIVRO “O PRINCÍPE” DE NICOLAU MAQUIAVEL
Fichamento do livro “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel, apresentado para complementação de carga horária, sob orientação do professor Marco Antonio Facione Berbel, no quarto período do curso de Serviço Social da Faculdade União de Campo Mourão – UNICAMPO.
Campo Mourão,
2013
MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 93p. (Coleção Obras de Maquiavel).
Tema do Fichamento – O Príncipe (Cap. XII ao XXVI)
CAPÍTULO XII
p. 32
“Os principais fundamentos de todos os estados, tanto dos novos como dos velhos ou dos mistos, são as boas leis e as boas armas.”
Logo, é possível perceber que para um estado ser bom e obter progresso, deve-se este valer-se das boas leis e das boas armas como principais fundamentos para o seu sucesso, ou seja, o príncipe precisa dotar-se de leis firmes e eficazes juntamente com um exército (armas) próprio, capacitado e competente. Pois, um não pode ser bom sem que o outro o seja também.
CAPÍTULO XII
p. 32
“Aquele cujo estado se apoia nas armas mercenárias jamais estará firme e seguro, porque elas são desunidas, ambiciosas, indisciplinadas, infiéis [...].”
Neste momento, Maquiavel discorre sobre as armas mercenárias, ou melhor dizendo, discorre sobre os motivos de não utilizá-las. Assim, procura apresentar o quão danosas são estas armas, pois não temem a Deus e nem possuem fé nos homens, sendo assim, almejam somente a própria grandeza. As armas mercenárias permanecem sugando os benefícios do Estado enquanto não existe a guerra, dizendo que realmente desejam lutar como soldados, porém