Resenha Crítica
DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL
TURMA: 1 NA
DISCENTE: VERÔNICA LIMA
Resenha Crítica
do artigo
O impacto das redes sociais no processo de ensino e aprendizagem
Natal-RN, 2014
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL
TURMA: 1 NA
DISCENTE: VERÔNICA LIMA
Esta Resenha Crítica faz parte do processo de avaliação sistemática da primeira unidade da disciplina ‘Comunicação Profissional’.
O artigo “O impacto das redes sociais no processo de ensino e aprendizagem” está dividido em cinco partes: Introdução; Os impactos das redes sociais na educação; Redes sociais: por que utilizá-las na educação?; Limitações no uso das redes sociais no processo de ensino aprendizagem; Conclusões.
Na primeira parte “Introdução”, a autora Verônica Danieli de Lima Araujo, afirma que o acesso à informação nos dias atuais, comparado com o acesso das gerações passadas, é com certeza superior. Isso se deve a diversificação das TIC’s – Tecnologias da informação e da comunicação que transformou o cenário comunicacional atual. Antes da diversificação tecnológica, havia, principalmente, a mídia televisiva ou impressa que dava à informação uma certa defasagem entre o acontecimento e o acesso aos informes do mesmo pelo público em geral; hoje, com os recursos tecnológicos diversos, o acesso à informação dos eventos acontece em tempo real. A “geração net”, jovens e crianças da geração atual, utilizam principalmente as TIC’s a serviço de seus interesses. A partir deste contexto, a autora discute as redes sociais e seus impactos na educação, focando especialmente as interferências, contribuições e limitações que o uso das mesmas podem trazer ao processo de ensino aprendizagem. A segunda parte “Os impactos das redes sociais na educação”, Araujo inicia definindo o termo “rede social”. Em seguida diz que a WEB, um dos locais em que as redes sociais mais