Sintese Historia da Educação
Aqui vamos abordar a questão do alcance politico da atividade educacional no âmbito na vida da sociedade. A educação é um processo social. Estaremos discutindo a questão do poder que marca todas as atividades e relações pedagógicas. Sobre o signo da Cidadania e da democracia
O sentido politico da educação pode ser colocado sobre a perspectiva das relações entre educação, cidadania e democracia.
Cabe a filosofia da educação questionar e esclarecer qual a contribuição que a educação pode efetivamente dar para a construção da cidadania e a democracia.
Cidadania a qualidade essencial da vida
Em relação a cidadania podemos dizer que trata-se de uma qualidade de nosso modo de existir histórico. O homem só plenamente cidadão se compartilha efetivamente dos bens que constituem os resultados de sua tríplice pratica histórica.
Democracia a sociedade nas quais todos são cidadãos
A democracia também é uma qualidade de vida dos homens, baseada no reconhecimento e no respeito mútuos, é modalidade de convivência social, é a qualidade da sociedade que assegura a seus integrantes a condição de cidadania. Os homens tornam-se iguais sob o ponto de vista da condição comum de cidadãos.
A relação entre cidadania e democracia implica em praticas e situações bem concretas, pois são essas que tecem a vida real das pessoas.
Não basta dizer que a escola publica é livre, gratuita e aberta, para que nossa educação seja efetivamente democrática e avalizadora da cidadania é preciso que ocorra decisões e medidas concretas para que esses princípios se realizem e que a escola publica garanta uma boa educação a toda população.
Para que haja relações democráticas entre as pessoas não basta que elas sejam contra o racismo, é preciso combate-lo na pratica onde ele se disfarça e se camufla.
A educação mediando a Cidadania e a Democracia
Como é possível entender a educação numa sociedade historicamente determinada?
A educação efetiva-se como mediação