projeto de educação e letramento na educação infantil
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS- CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA- CEAD DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP- PROFESSORA IVÂNIA CRISTINA PIRES HECHT.
ALUNAS: RA:
ALINE MARTINS BORBA 336975
ANDREZA DAS DORES SILVA 295442
INTRODUÇÃO
A LEITURA E A ESCRITA APARECEM COMO OBJETIVOS PRIORITÁRIOS DA EDUCAÇÃO FUNDAMETNAL. ESPERA- SE QUE, NO FINAL DESSA ETAPA, OS ALUNOS POSSAM LER TEXTOS ADEQUADOS PARA A SUA IDADE DE FORMA AUTÔNOMA E UTILIZAR OS RECURSOS AO SEU ALCANCE PARA REFERIR AS DIFICULDADES DESSA ÁREA- ESTABELECER INFERÊNCIAS, CONJETURAS, RELER O TEXTO, PERGUNTAR AO PROFESSOR OU A OUTRA PESSOA MAIS CAPACITADA, FUNDAMENTALMENTE-, TAMBÉM SE ESPERA QUE TENHAM PREFERÊNCIAS NA LEITURA E QUE POSSAM EXPRIMIR OPINIÕES PRÓPRIAS SOBRE O QUE LERAM.
UM OBJETIVO IMPORTANTE NESSE PERÍODO DE ESCOLARIDADE É QUE AS CRIANÇAS APRENDAM PROGRESSIVAMENTE A UTILIZAR A LEITURA COM FINS DE INFORMAÇÃO E APRENDIZAGEM.
OBSERVAÇÃO DA ESCOLA “TERNURA”
A ESCOLA SELECIONADA PARA OBSERVAÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO É A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL “TERNURA”.
ESSA ESCOLA POSSUI 100 ALUNOS MATRICULADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I, NA MAIORIA DAS SALAS NOTAMOS UMA GRANDE DIFICULDADE DOS ALUNOS NA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS, ALÉM DE SÉRIAS DIFICULDADES E FALTA DE CRIATIVIDADE, COESÃO E COERÊNCIA NA HORA DE PRODUZIR UM TEXTO.
OS PROFESSORES JÁ FIZERAM USO DE ALGUNS RECURSOS COMO BRINCADEIRAS, ALGUNS JOGOS, E A FORMA TRADICIONAL, LEITURA SILÊNCIOSA E DEPOIS ORAL E CADA ALUNO CONTINUA DA ONDE O OUTRO PAROU.
COMPERENDEMOS QUE A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO LÚDICO AJUDA NA COMPREENSÃO E ABSORÇÃO DOS CONTEÚDOS, MAS PERCEBEMOS QUE O TEMPO QUE OS PROFESSORES TÊM ACABA SENDO POUCO PARA ORGANIZAR E REALIZAR ATIVIDADES MAIS ATRAENTES.
POR ESSE MOTIVO NOTAMOS A NESSECIDADE EM CRIAR UM PROJETO QUE AUXILIE, PRINCIPALMENTE OS ALUNOS DO SEGUNDO ANO (TURMA QUE POSSUI MAIS