britas
Na construção civil são utilizados diversos produtos que levam o nome de material de construção. A maioria dos materiais de construção é utilizada exclusivamente na construção civil (construção de casas, prédios, etc.), como o cimento, mas alguns têm usos mais variados, como a cal.
Há materiais de construção que podem ser obtidos diretamente da natureza, como é o caso da brita, outros através da intervenção do homem, pois dependem de processos de fabricação mais complexos, como canos e certos revestimentos.
Os materiais de construção devem satisfazer as condições de acordo com a função que desempenham, devem ter facilidade de aplicação do material na obra; resistência ao tempo (durabilidade); preservação das condições de higiene como o isolamento do calor, do som e de infiltrações de água.
Alguns materiais constituem grande parte da composição das argamassas e dos concertos. Têm menor custo e sua presença dá maior resistência ao desgaste. Esses materiais são classificados em naturais ou artificiais, miúdos ou graúdos e em leves ou pesados. Um desses materiais é a BRITA.
3
1. O QUE É BRITA
Brita é a pedra quebrada mecanicamente em fragmentos de diversos diâmetros. É muito utilizada na fabricação de concretos, no lastro de rodovias e outras obras da construção civil. A classificação do tipo da brita é de acordo com seu diâmetro que vai de
0 (zero) a 5 (cinco), em ordem crescente.
Brita ou pedra britada para construção civil é o produto do processo de fragmentação de vários tipos de rochas. Brita é um termo utilizado para denominar fragmentos de rochas duras, originários de processos de beneficiamento (britagem e peneiramento) de blocos maiores, extraídos de maciços rochosos com auxílio de explosivos.
Trata-se de um material de uso amplo e diversificado na indústria da construção civil em aplicações como: concreto, pavimentação, edificações, obras civis (ferrovias, túneis, barragens), obras de infra-estrutura (saneamento