Brita
Aluna: Karoline Maia Pires
Professora: Marina GoldfarbCadeira: THAU IIIAssunto: Exercício de estudo de texto
Turma: 4º Período - C
EXERCICIO DE ESTUDO DE TEXTO: A situação da classe trabalhadora na Inglaterra
Descreva como eram as habitações dos operários da Inglaterra, de acordo com o relato contido no texto.
As habitações dos operários estavam inseridas dentro das cidades em bairros que a burguesia denominava como bairro de má reputação. As piores casas estão localizadas nas áreas mais feias da cidade, variam de construções de um ou dois andares, são feitas de tijolos e estão alinhadas em longas filas, com porões se possível habitados e são construídas sem qualquer regularidade ou simetria. Essas pequenas casas são chamadas de cottages e contam com três ou quatro cômodos e uma cozinha. Na maior parte dos bairros de operários as casas são sujas tanto na sua parte exterior, quanto interior
Descreva como se caracterizava um bairro operário, segundo o autor.
O bairro operário se caracteriza por ruas que não são planas, nem pavimentadas. São ruas sujas, cheias de detritos vegetais e animais, não possuem esgotos, nem canais de escoamento. A ventilação é difícil, pela confusa e também má construção do bairro. O ar é ruim de se respirar, pela quantidade de pessoa em um pequeno espaço e da poluição. O mercado está instalado nas ruas podres o que geram produtos logicamente de má qualidade e dificilmente comestíveis, e o mercado ainda diminui a área para a passagem das pessoas.
Qual o trecho do texto que você achou mais interessante, e por que?
“O operário é constrangido a habitar estas casas em mau estado porque não podem pagar o aluguel de outras melhores, ou então porque não existem melhores nas proximidades da fabrica, e até talvez porque estas casas pertencem ao industrial e este só empregue os que aceitam habitar uma destas moradias”.
A classe operária durante e pós revolução perde totalmente sua liberdade