Britas
Aluno: André Thom Cardoso.
Curso: Engenharia Civil
Turma: EC4n
Data: 08/10/2012
Matéria: Geologia
UTILIDADES DA BRITA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A brita é destinada para o setor da construção civil com aplicações na fabricação de concreto, revestimento de leito de estradas de terra, de ferrovias, barramentos, etc.
A brita pode ser utilizada na produção de concreto como agregado graúdo, tem o fim de baratear o custo do concreto sem que o mesmo perca as propriedades físicas e químicas necessárias para resistir aos esforços que será submetido.
Para produção de concreto a brita pode ser requisitada em 5 nomenclaturas que estão proporcionalmente ligadas ao seu tamanho, são essas:
Brita 1 - 4,8 a 12,5mm
Brita 2 - 12,5 a 25mm
Brita 3 - 25 a 50mm
Brita 4 - 50 a 76mm
Brita 5 - 76 a 100mm
USO EM CONCRETO
A brita constitui o maior volume do concreto com o qual se realizam inúmeras obras de engenharia.
As funções da brita no concreto são:
a) contribuir com grãos capazes de resistir aos esforços solicitantes,
b) resistir ao desgaste à ação de intempéries;
c) reduzir as variações de volume de qualquer natureza;
d) contribuir para a redução do custo do concreto.
As solicitações a que a rocha usada para a produção de brita fica submetida são: atrito e impacto durante a preparação do concreto; compressão e tração solidariamente à estrutura do concreto; possível reação com álcalis do cimento; ação do intemperismo, como expansão e contração térmica; ação química da água da chuva e das águas agressivas.
As propriedades exigidas da rocha da brita são: resistência à compressão simples, à tração, ao desgaste (pouco importante), não reatividade, resistência ao intemperismo, trabalhabilidade.
Os ensaios recomendados são: compressão axial; tração; análise petrográfica para minerais reativos ou ensaio de reatividade; forma; análise das impurezas (torrões de argila, materiais carbonosos, material