Brita
’’As propriedades físico-mecânicas dependentes da composição mineralógica’’
Fonte:
CONTRIBUIÇÃO À PETROGRAFIA DE PEDRA BRITADA http://www.cprm.gov.br/publique/media/diss_deynapinho.pdf -------------------------------------------------------------------------------------
GEOLOGIA DE JAZIDAS DE BRITA E AREIA ARTIFICIAL
DE QUALIDADE ESPECIAL: EXEMPLOS DO ÁLCALI SIENITO
DE NOVA IGUAÇU, RJ, E RIOLITO DE NOVA PRATA, RS
1)Álcali sienito e traquito da borda nordeste do Maciço Mendanha, Município de Nova Iguaçu, RJ, que é livre da reação álcali-sílica; 2) Basalto da Serra Gaúcha, minerado em torno da cidade de Nova Prata, RS, que é uma família peculiar de riolito, riodacito e dacito com resistência mecânica extraordinariamente alta.
O Basalto e dacito com da Serra Gaúcha é uma família peculiar de riolito, riodacito altíssima firmeza mecânica, com esforço para ruptura por compressão uniaxial em torno de 260 MPa, sendo mais que o dobro de rochas graníticas. Esta vantagem física é devida ao processo altamente desenvolvido de devitrificação do magma riolítico superaquecido, o que produz a brita de melhor qualidade do Brasil.
1) A expressão “álcali sienito” corresponde à abreviação de “álcali feldspato sienito”, sendo uma rocha ígnea de granulometria grossa, composta principalmente de feldspato alcalino e subordinadamente de clinopiroxênio e anfibólio, com baixo teor de biotita. Quartzo e nefelina são ausentes, ou de teor desprezível [..]A expressão “álcali sienito” corresponde à abreviação de “álcali feldspato sienito”, sendo uma rocha ígnea de granulometria grossa, composta principalmente de feldspato alcalino e subordinadamente de clinopiroxênio e anfibólio, com baixo teor de biotita. Quartzo e nefelina são ausentes, ou de teor desprezível.
2) A estrutura vertical de unidades de resfriamento
(cooling unit) do Basalto da Serra Gaúcha é similar ao modelo